Segurança no Trabalho e as Doenças Profissionais

A implementação de normativos relativos à segurança no trabalho dos trabalhadores, tem entre outros objectivos, a prevenção de doenças e a diminuição de riscos associados ao exercício de uma profissão. As doenças profissionais são as que podem ser directamente associadas ao exercício de uma profissão, daí que a mais moderna legislação comporte imposições que as entidades empregadoras são obrigadas a implementar. 

De facto, o exercício de certas profissões expõem os trabalhadores a riscos, os riscos profissionais, que determinam incapacidades para o trabalho, que todos os esforços de educação, formação, implementação de medidas preventivas, e acções de fiscalização, pretendem evitar. É este o papel da ST: prevenir, diagnosticar, prever e implementar medidas capazes de assegurar a adptação do posto de trabalho e das tarefas aos trabalhadores.

O que se entende por doença profissional?

As doenças profissionais  resultam das condições de trabalho e fazem parte da Lista de Doenças Profissionais (Dec. Regulamentar n.º 76/2007, de 17 de Julho).Estas doenças causam incapacidade para o trabalho ou, em alguns casos, a morte.

Doença que não consta da Lista de Doenças Profissionais.

O código do trabalho ( n.º 2 do art. 310.º) determina que a lesão corporal, a perturbação funcional ou a doença não incluídas na lista serão indemnizáveis, desde que se provem ser consequência, necessária e directa, da actividade profissional que uma pessoa exerçe.

As doenças profissionais e as outras doenças.

As doenças profissionais podem estar relacionadas directa ou indirectamente com outras doenças e em nada se destinguem delas, a não ser pelo facto de serem provocadas pelos factores de risco ligados a uma profissão ou actividade.

O diagnóstico das doenças profissionais.

Todos os médicos, sempre que procedam ao diagnóstico de uma doença profissional, devem  notificar o Centro Nacional de Protecção contra Riscos Profissionais (CNPRP), sendo que devem preencher e enviar a Participação Obrigatória. O centro é um organismo do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e que tem a finalidade de garantir a prevenção, tratamento, recuperação e tratamento de doenças resultantes da exposição a riscos profissionais.

Quem somos

Somos um centro de formação e de desenvolvimento de competências especializado em cursos de Segurança no Trabalho (ST), que se dedica à formação profissional de adultos. Assim, desenvolvemos cursos profissionalizante que, além da aquisição de competências técnicas por parte dos formandos, procura promover a sua certificação, de acordo com a classificação europeia dos níveis de qualificação.

INSTALAÇÕES